por Roberto Romera do site sabido
Quando for às compras, saiba para que servem os componentes mais populares utilizados na fabricação dos produtos de belezas e quais devem ser evitados.
Passo a passo:
1. Vitamina A: afina e amacia a pele, tem ação cicatrizante e ainda funciona como clareador. Dela deriva o palmito de retino, um anti-rugas que descama a pele e estimula a produção de colágeno e elastina.
2. Alfa-hidroxiácidos: são esfoliantes que estimulam a escamação natural da pele. O ácido láctico, o glicólico, o málico e o cítrico fazem parte dessa lista.
3. Vitamina E: tem ação antioxidante, isto é, combate os radicais livres, retardando o envelhecimento das células e também ajuda a clarear a pele. Normalmente, aparece em hidratantes, anti-rugas e filtros solares.
4. Vitamina C: clareia a pele, ajuda a prevenir o aparecimento de rugas e é antioxidante.
5. Ceramidas: já existem na pele e nos cabelos para protegê-los das agressões externas e mantê-los hidratados. Nos cosméticos, têm a mesma função.
6. Pró-vitamina B5: também conhecida como pantenol, geralmente é usada nos produtos para cabelos. Deixa os fios macios e ajuda evitar que ressequem. Nos cremes, estimula a regeneração celular e hidrata.
Evite cosméticos que contenham:
1. Sal: deixa o xampu mais viçoso, mas agride o cabelo.
2. Álcool: serve para dissolver alguns ingredientes, mas pode irritar e ressecar peles sensíveis.
3. Paba: um dos mais antigos filtros solares. Como provoca reações alérgicas em muita gente, quase não é mais utilizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário