21.7.05

Ginástica sobre bolas

Adequados para a terceira idade, exercícios modelam o corpo, ajudam a relaxar e garantem equilíbrio, força, resistência, relaxamento e coordenação motora
Por Andrea Guedes


Uma alternativa para aqueles que querem ficar com o corpo em forma, mas se recusam a pegar pesos, é a ginástica sobre bolas que, além de tonificar a musculatura, ainda ajuda a relaxar. A grande vantagem da técnica para a terceira idade é a falta do impacto, que elimina riscos de lesões.

De acordo com a fisioterapeuta Yunã Faislon Magalhães, diretora da Clínica Phisyu, no Rio de Janeiro, as bolas ortopédicas foram idealizadas na Suíça pelo Dr. Klun Vogelbach para a reeducação de crianças deficientes. No Brasil, a técnica foi aperfeiçoada e hoje atua sobre a musculatura e as articulações. "A ginástica é realizada com bolas especiais, que agüentam o peso das pessoas. Com elas, podemos trabalhar equilíbrio, força, resistência, relaxamento e coordenação motora", ressalta Yunã.

A fisioterapeuta acrescenta, ainda, que os exercícios podem ser indicados em casos de problemas neurológicos, ortopédicos e reumáticos. De forma geral, não existem contra-indicações."Os ganhos são flexibilidade, resistência, melhora do tônus muscular, resistência", completa a fisioterapeuta. Que o diga a carioca Ezy Dias da Silva, de 62 anos, que já se exercita sobre bolas há quase um ano, durante duas vezes na semana.


ela, os exercícios favoreceram um maior domínio sobre o corpo, além de eliminar o cansaço que sentia após uma caminhada. "Ganhei mais massa muscular e perdi gordura. Estou com meu corpo em forma, e a alimentação continua a mesma. As pessoas perguntam o que eu faço, porque meu corpo está muito melhor", comemora.

A técnica é mais segura e eficiente, de acordo com Yunã, do que a hidroginástica. Primeiro porque, em alguns casos, a água da piscina não está na altura recomendada para diminuir o impacto. Por outro lado, a piscina anula a ação da gravidade e, desta forma, não fortalece os músculos. Mas as vantagens não páram por aí. "Além do fortalecimento da musculatura, indiretamente o praticante fica mais relaxado e se livra do stress", afirma a especialista. Ezy concorda. "A ginástica é muito agradável. Sinto falta quando não faço, porque relaxa muito e saio da clínica zen. Me considero mais jovem uns 10 anos", afirma.


Fonte: maisde50

Nenhum comentário: