2.7.05

Acne: tratamento caseiro e outras informações

A acne costuma aparecer numa das fases mais difíceis da vida: a adolescência. Esta é a época em que começamos a nos relacionar com o mundo como cidadãos e que já vem naturalmente acompanhada de insegurança. Tudo piora ainda mais quando seu cartão de visita, o rosto, fica feio e irritado.

Formação:
1. Com a puberdade, atingimos o pleno desenvolvimento das glândulas sebáceas que podem acelerar a produção de oleosidade e provocar o entupimento dos poros (folículosos pilosos). O cravo é formado por essa massa de óleo e suor que em contato com ar oxida e fica preto, daí sua cabeça escura. A espinha nada mais é do que um cravo inflamado: uma bactéria contamina a massa de gordura, provocando a formação de pus e iniciando um processo inflamatório.
2. Esta aceleração da oleosidade é provocada pelo aumento dos hormônios andrógenos e na maioria das vezes está relacionada a fatores hereditários.

Precauções:
1. Lave o rosto com o sabonete adequado ao seu tipo de pele. A limpeza é importante, pois retira da pele as impurezas e resíduos que ficam nos poros. Lave à noite e de manhã. Mesmo limpando a pele antes de dormir, é necessário repetir a limpeza pela manhã, pois, durante a noite, as células costumam liberar as impurezas e toxinas.
2. Tonifique a pele para acalmar e equilibrar a oleosidade. Use um tonificante sem álcool.
3. Não deixe de hidratar a pele. Não é porque sua pele é oleosa que ela não precisa de hidratação. Escolha um hidratante em gel.
4. De vez em quando, faça uma limpeza de pele para retirar cravos e espinhas e complemente com uma esfoliação. Esta limpeza deve ser feita apenas por especialistas. Espremer espinhas sem cuidado e sem conhecimento pode espalhar a inflamação para os outros cravos e até atingir a corrente sanguínea!
5. Fuja do estresse. Apesar do estresse por si só não provocar o aparecimento da acne, ele pode piorar bastante o processo.
6. Procure manter uma alimentação saudável. Chocolate não faz aparecer espinhas, mas pode piorar um quadro já existente.

Tratamento:

1. Os médicos costumam tratar a acne com:
- Remédios para controlar a oleosidade como: peróxido de benzoila, ácido salicílico, ácido retinóico e outros.
- Antibióticos do tipo tetraciclina ou eritromicina no caso da necessidade de controlar a infecção.
- Vitamina A, em forma de medicamento (isotretinoína) para tratamento da acne mais avançada.
- Hormônios para a inibição da ação dos hormônios andrógenos.
3. Tenha paciência pois o tratamento leva algum tempo para fazer efeito e não pode ser abandonado nos primeiros sinais de melhora.
4. Não se desespere, nem sofra à toa. Procure um médico, pois o tratamento hoje já está bastante avançado.
5. Saiba que todo o tratamento deve ser receitado e acompanhado pelo médico.

Cuidados:
1. Evite o uso de maquiagem. Deixe a pele respirar. Em ocasiões especiais, porém, nada como um corretivo para esconder as espinhas. Só não deixe de usar uma fórmula sem gordura e de retirá-lo totalmente após o uso.
2. Prefira secar o rosto com toalhas de papel do que com as de tecido para evitar a contaminação com bactérias.
3. Lave freqüentemente o cabelo e evite ficar passando a mão nos fios. Usá-los presos é uma boa saída.
4. Não cutuque a pele. Além de poder espalhar a infecção, pode provocar cicatrizes. Lembre-se também de não apoiar a mão no rosto.


Algumas dicas para ter uma pele livre de acne:
1 - lave o rosto com um gel pela manhã e a noite, o uso de creme aumenta a oleosidade da pele;
2 - use uma loção no rosto que cotenha ácido salicílico* e/ou ácido glicólico, pois, eles diminui a ação de fungos e bactérias que causam a acne;
3 - use sempre produtos que sejam nõ comodogênicos
* Com todos estes cuidados sua pele ficará livre da acne.
É sempre bom procurar um dermatologista, pois ele sabe o que é melhor para cad tipo de pele.

----
Máscara caseira para se livrar das espinhas (acne)
Coloque numa panela os seguintes ingredientes:
- 250ml de água
- 2 colheres de sopa de argila medicinal
- meia colher de enxofre
- 1 colher de camomila.

Deixe a água ferver e adicione o enxofre, a argila e a camomila. aplique a mascara ainda morna por 15 minutos e depois passe um hidratante facial adequado à sua pele.

68 comentários:

Marcella disse...

muito bacana essa matéria eu tava precisando!!!
bjo

Anônimo disse...

Amei, boas dicas, Huahsuahsua ObeijoeoSorriSo

Anônimo disse...

ñ era o que eu procurava esperava remedios com coisas vindo da natureza

૪ F.Eduαrdo disse...

NOTA 10 VO TESTAR , OBRIGADO AEW , MTO BOM ;D

Anônimo disse...

adorei amateria e agora limparei o meu rosto antes não limpava e usav alapis de olho sem tirar a noite e vivo passando as mãos no rosto e cabeloeo cabelo lavo 1 vez ao mes pq ele sujo fica mais bonito pq fica oleoso e meu cabelo oleoso cria espinha =] *___*

Anônimo disse...

qUÉRO SABER SE ALGUEM JÁ TEVE RESULTADOS COM ÉSSA FORMULA???

Anônimo disse...

Parabééns eu adOorei as dicas .. aprendi bastante e concerteza vou colocar em pratica td que aprendi, pq falandoO sériO espinha ninguém merece, além de de machucar, deixar cicatrizes, ee abalar o emocional das pessoas .. acaba com haa vida sOcial de qualquer um ..

BjOs
ee muitO Obrigadah, pelas dicas ..

=)

Anônimo disse...

Parabééns eu adOorei as dicas .. aprendi bastante e concerteza vou colocar em pratica td que aprendi, pq falandoO sériO espinha ninguém merece, além de de machucar, deixar cicatrizes, ee abalar o emocional das pessoas .. acaba com haa vida sOcial de qualquer um ..

BjOs
ee muitO Obrigadah, pelas dicas ..

=)

Anônimo disse...

Parabééns eu adOorei as dicas .. aprendi bastante e concerteza vou colocar em pratica td que aprendi, pq falandoO sériO espinha ninguém merece, além de de machucar, deixar cicatrizes, ee abalar o emocional das pessoas .. acaba com haa vida sOcial de qualquer um ..

BjOs
ee muitO Obrigadah, pelas dicas ..

=)

Unknown disse...

espero q de certo
desde ja agradeço muito
meu estado não eh muito avansado mas msm assim me preoculpo
não consigo ficar sem maquiagen de jeito algum:D
mais sempre quando estou em casa procuro deixar minha ple muito bem limpa apenas com sabonete normal....
sem nenhum outro creme...
jah gastei muito com isso e de nada adiantou
bjuxx

Anônimo disse...

Bom, não era isso que eu realmente esperava. Esperava uma coisa mais detalhada com produtos totalmente naturais. Talvez, pra ficar melhor o entendimento, poderia ser colocado imagens de uma pessoa fazendo essa máscara pra que possamos saber direitnho como se aplica. Queria saber também a respeito da maquiagem. Se uma pessoa que faz essa máscara, pode usar maquiagem ou se existe outro tipo de máscara para aquelas que a usam.

Irei aguardar melhores dicas de tratamentos, de máscaras com imagens pois confio nesse site e sei que o meu pedido será atendido.

Beijo grande

Anônimo disse...

Aff... To cheia de espinha mas faço tratamento e ta melhorando. É muito ruim ter sua pele toda marcada...
E a menina q lava o cabelo 1 ves no mes..Vc é porca em eu lavo quase todos os dias pq meu cabelo é liso e olioso fica muito feio ...
Bjo obg pelas informaçoes

Anônimo disse...

Olha a do cabelo mal lavado falando da do cabelo sujo!!!
A semana tem 7 dias, por isto eu acho o cumulo lavar o cabelo somente 4 vezes (ou fezes kkkk, se ela preferir) por semana. Eu lavo no minimo 7 vezes por semana, qdo esta muito calor este numero aumenta e muito, e nem por isto deixo de ter espinhas e cravos, sempre faço limpeza de pele tbm, esfoliação uma vez por semana e lavo o rosto 2 x ao dia com um sabonete com triclosan, nas demais vezes lavo com um sabonete hidratante. O médico ja me disse q pode ser problema hormonal, mas nada relacionado ao TSH porq este esta normal. Mas foi legal a matéria, e alguns comentarios, infelizes.

Camila disse...

Olha eu achei super interessante, já faço algumas dessas higiene com a pele...
também já fiz um tratamento mais tive que parar, aí as espinhas voltaram tudo de novo, voltei a tratar minha pele a pouco tempo, vou pegar algumas dicas dicas que eu não sabia acho que vai ser útil também.

Anônimo disse...

com certeza e o unico site que prestou ate agora

Raquel disse...

Vou precisar disso!!
a minha espinha arde e ta feia
e vermelha!! S.O.S.!!!!

Silas Ferreira disse...

tenho muitas espinhas separadas no meu rosto. Algumas saem até muito pus e sangue... e uns coroçinhos tmb... acho muito estranho. uso um sabonete likido da natura e um esfoliante em Gel. tento controlar a oleosidade, mas as espinhas ainda nao me deixaram ):
podes me ajudar? silas_salis@hotmail.com

fafak9 disse...

legal d+ to bom

fafak9 disse...

legal d+ to bom

Unknown disse...

Nao liguem pra menina que diz so ter (2 ou 3)pois se ela deixou esse comentario e por que procurou o site e precisa de ajuda tanto quanto as outras materia dez obrigada

Anônimo disse...

q maraaaa essa materia !!!!!amei!!!!

Anônimo disse...

gostaria de saber se posso aplicar a mascara qdo as espinhas estao inflamadas ou devo esperar que elas sequem um pouco, vivianesantos@iol.pt.
obrigado.

Matheus Rios disse...

Muinto abrigadoo... gostei bastante das dicas. Eu já fasso o uso de antibiótico pra acne e uso sabonete anti-séptico pela manhã e a noite.

meu maior problema são as manchas...
gostaria de alguma dica com meios naturais de mim ver livre delas!

cler disse...

super legal as dicas ajudam D+.
sempre limpo bastante a pele faço tudo direitinho..só erro um pouco na alimentação q é muito importante tbm
e tbm faço uso de antibióticos quando precisa..muito legal o site!!

Anônimo disse...

Gente isso é um site... nao um chat pra discussoes, por favor né?? Bem a minha pergunta ao site é onde se encontra enxofre... bjs. Aguardo pela resposta

Grixx disse...

o enxofre você pode comprar em farmácias de manipulação

Anônimo disse...

Viuu gostei muito da idéia..
Mas quanto em quanto tempo devo aplicar esta mascara ?

Bjinhoss, obrigada

Anônimo disse...

acho que se cada um cuidasse da sua vida ficaria melhor, quem quer ser porca que seja, quem quer ser limpinha, melhor ainda! a questão é a acne! Mas enfim, lavo o rosto diariamente com um sabonete próprio para isso e ouvi dizer que passar "hipoglos" na pele também ajuda, gostaria de saber se isso tem fundamento! Obrigada.

Gabriardigans disse...

Mto massa essa matéria, também estou tendo mtos problemas com espinhas *-*
mó palha, masa vou tentar fazer essa mascara caseira!! vlw's

Anônimo disse...

affffffff fala sério TODO MUNDO TEM CRAVOS E ESPINHAS!! e adorei as dicas muito obrigada!

Anônimo disse...

dee acordoo com minha dermatologista passar hipoglos não é bom...mesmo assim várias pessoas na net estão falando que é bom e clareia as manchinhas indesejadas...eu estou tratandoo da minha pele já faz um tempinhoo...hj oq restou ainda na minha pele são pequenas manchas...já estou passando alguns produtos nelas e logo espero que elas sumam de uma vez..hahaha...não se automediquem ...pode piorar o problema..gastei bastante dinheiro com minhas espinhas..mais veleu a pena...

@JuuhB_ disse...

amei a materia

Anônimo disse...

eu uso sabonete anti-septico e acnase ai meu rosto fica seco uns 3 dias seguidos as espinhas somem em 1 semana ou uma e meia ou até menos kkkkkkkkk
mais vale a pena comprar acnase só não pode sair no sol após passar acnase por que acnase possui 2% de enxofre enxofre queima ao sair ao sol ele queima mais rápido ai se vc ta com enxofre no rosto vc sai no sol vc vai morrer de tanto q vai queimar seu rosto kkkkkk

Anônimo disse...

Eu me auto mediquei por varios meses, as vezes funcionava, mas depois voltava tudo, procurei varios especialistas, o primeiro passou antibiotico e eu já tinha tomado,mas fiz denovo o tratamento, deu uma amenisada, durante 1 mês tetraciclina, e eritromicina topica, llosone é uma loção muito boa mata a bacteria,mas percebi que o cravo ficava alojado, então fiz limpeza de pele, minha pele está melhorando..se não adiantar vou usar roacutan, agora espinhas e cravos não tem haver com higiene pessoal, cada um tem um problema diferente, eu tive q usar anticoncepcional também pois tenho ovario policistico, o q ajuda a produção do sebo nos poros, lavar o rosto cabelo e etc, muita gente que tem acne faz, mas só isso em casos mais graves não adianta, sei que comecei errando sem procurar medicos,mas hj não é tão caro um tratamento desses, gastei 100reais com a medicação 50reais com a limpeza e vou gastar 300 com um peeling, se fosse roacutan(isotretinoina) hj é distribuido com receita azul pelas redes de saúde públicas, feito os exames necessarios tdos os meses,e o tratamento dura de 4 a 6 meses, meu cabelo também é oleoso, lavo todos os dias, como moro em goiânia o clima é de muito calor então suor e oleosidade, gera odor. tratamentos como este não são tão caros.eu tenho o rosto bonito, mas com a aparição das espinhas minha estima abaixou muito, espero que todos vocês resolvam, e se adiantar meu tratamento,vou postar de novo.

daniel alexandre disse...

muito bom galera, argila medicinal resolve meesmo! não tenho usado outras coisas na minha face, mas hoje quando passei a argila depois de 1 hora quando tirei, minha pele estava praticamente nova... as marcas de espinhas começaram a clarear! acho que é a melhor receita hahah, pena que demorei um pouco demais pra descobrir! Não largo mais. Matéria boa essa hein, abraços.

Anônimo disse...

nossa adorei a ideia espero que de serto noite e dia vou fazer obg...

Unknown disse...

tenho muitas espinhas,no meu rosto.o pior que elas emflama e sao grandes e Algumas saem até muito pus e sangue...acho muito estranho. uso ums cremes, mas as espinhas ainda nao me deixaram ):
podes me ajudar?
klever.mello@gmail.com

Anônimo disse...

vou testar, tomara q melhore comigo. Se houver melhoras eu indico pra geral.

Anônimo disse...

vou testar, tomara q melhore comigo. Se houver melhoras eu indico pra geral.

Unknown disse...

mto bom vou fazer isto

Anônimo disse...

Oii galera, com todas as discussões e cada coisa que eu liii que meu Dells, a matéria é muito boa, eu irei fazer a máscara, mas onde encontro argila medicinal? Obrigadoo.

Anônimo disse...

Muito sem graça essa materia, ja vi outras melhores!

Rafaela disse...

então a dica será uma boa pra mim,é tenho 21 anos estou com vergonha de mim mesma,as acnes piorão mais no ciclo mestrual,dizem q anticoncepiconam melhora ou ajuda melhora ate agora ñ vi resutado nenhum....
vou seguir as recomendações e fora isso procurar um medico obrigadão bjk a td's

Anônimo disse...

Hmm..Excelente matéria!
Quando eu tinha 13 anos , eu tinha muita espinha...Fiquei com muita vergonha, não saia pros lugares, e se saia, andava de cabeça baixa.. abalou totalmente meu psicológico. O pior é que tem pessoas que tem preconceito com isso. :(
Bom, eu nunca fiz tratamento, cheguei a passar acnase, e PRA MIM não resolvia muito , sério! então deixei isso pra lá.. continuei sem fazer tratamentos ou passar produtos, só lavando o rosto diariamente, higiene e saude em primeiro lugar, claro. Enfim, hoje tenho 16 anos e meu rosto é limpinho, não sei como aconteceu isso.. mas sei que eu deixei de comer algumas coisas , como frituras.

Anônimo disse...

SITE MUITO BOM
MAS PRA MIM FUJIR DO ESTRESSE SO FUJINDO DO COLEGIO HEHEHEHEH

Anônimo disse...

Trabalho com um produto excelente

no tratamento de espinhas,cravos e acones.
Antes de falar do produto me permite falar um pouco sobre a causa das

espinhas. Segundo especialistas as espinhas são pequenas

células,pequenos tumores que cresce e fica exposto na pele.

Para tratá-la é necessário fazer uma assepsia que limpa por completo a

pele com um produto que consiga penetrar até a terceira camada da pele

sem agredir as demais células, por isso o produto que lhe ofereço tem

essa eficácia, trata-se de um Sabonete terapeutico à base de produtos

100% naturais-Cravo da India, Barbatimão, Gengibre e extrato de óleo

de Menta.
Por quê funciona?

Faz assepsia completa da pele sicatriza as lesões e ferimentos

internos e externos(penetra até a terceira camada da pele), após a

limpeza é so´usar um Creme especial à base de :Rosa

Mosqueta,Elastina,Caleêndula,Cupuaçu e Copaífera.
Emolientes que proporciona suavidade vitalidade, nutrição e hidratação.

Contatos:
Messias Sena
sena.messias@bol.com.br
msn: sennamessiassp@hotmail.com
Fone: 11-64114395

Veja meu blog
http://equilibrionatural.xpg.uol.com.br

Anônimo disse...

Muito bem, vou testar e logo estarei postando novamente *_* pra dizer se funcionou, com as espinhas e a oleosidade *-*
Obrigado galera

Anônimo disse...

ENXOFRE? O_o'

Anônimo disse...

"Anonymous said...
Muito bem, vou testar e logo estarei postando novamente *_* pra dizer se funcionou, com as espinhas e a oleosidade *-*
Obrigado galera"

E sabe por que ela nunca mais voltou pra postar? Porque enxofre é uma substância TÓXICA. E se ela realmente seguiu essa dica, ela ficou sem cara, literalmente.

POR FAVOR, NÃO PASSEM ENXOFRE NA CARA. Muito menos misturado com água fervendo.

Anônimo disse...

Minha pele está horrivel ,eu posso ficar uma semana sem comer gordura e tomando liquido que não adianta em nada :/ Da té vergonha de sair com os amigos ,e a namorada vou começar com as dicas do blog ,espero que me ajude ,só quem tem essa espinhas indesejadas sabe ,meu rosto vive avermelhado ,e espinhas muito grandes fico com um baixo astral danado sempre só de me olhar no espelho :/

Anônimo disse...

Preciso muito de ajuda. Não sei porque tenho espinhas. Lavo o rosto 3x por dia, uso uma loção Belatrix recomendada pela dermato, lavo com sabonete também recomendado por ela (Lifebuoy) Já usei quase todos os produtos para seca-las, passei por várias dermatos diferentes, já testei de tudo, por fim apelei para minancora, ela ressecou minha pele.. minhas espinhas continuam surgindo mesmo com toda a prevenção e limpeza, bebo bastante liquido e continuo com bastante espinha, preciso de ajuda! Lembrando que a pomada minancora, assim coo a asepxia me deram alergia.. Tenho a pele muito frágil.. já tomei até anticoncepcional mas não adiantou. Estou com vergonha de olhar até para meus pais, nem queria partcipar da ceia de ano novo, faltei compromissos... Toda vez que me olho no espelho tenho vontade de chorar. Me ajudem P O R F A V O R!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Muito boa essa postagem, para a menina que lava o cabelo so uma vez ao mês, deixe de ser porca, o cabelo sujo é horrível e todos percebem porque ele fica seboso além de mal cheiroso!!!

Luz da vida disse...

Legal vou tentar pra ver se da certo!
O acnase não funciona direito.

Anônimo disse...

amei as dicas eu vou testar pra ver se funciona!!!

Anônimo disse...

amei as dicas eu vou testar pra ver se funciona!!!

tratamento para espinhas disse...

O artigo ficou ótimo! Concerteza eu vou testar. Um até mais.

Marina Torres disse...

Favoritei o blog pra qndo eu precisar revere as dicas ;)

Marina Torres disse...

Favoritei o blog pra qndo eu precisar revere as dicas ;)

Anônimo disse...

Olá, sou dermatologista e entendo muito sobre esse assunto. Enxofre faz muito mal a pele quando no caso as espinhas sagram ou tem muito puz, muita secreção. Todas as Dicas são boas, Maaaaaaaas esqueceram do importantissimo FILTRO SOLAR, BLOQUEADOR SOLAR OU PROTETOR "em geeel" claro.. O sol realmente faz muito mal galerinha, não adianta nenhum tratamento seja ele com especialista ou caseiro se Não usar protetor. Façam o teste.. Compra um protetor em gel.. Lave o rosto TODOS OS DIAS, idependente se é dia de sol ou de chuva. PASSE-O. Garanto que em uma semaninha o resultado é visivel e imediatoo.. Qualquer duvida, enviem para diih.franciny@hotmail.com ;D

Anônimo disse...

Gostei da matéria,vou testar, se resultar vou dar 1 tok...

Anônimo disse...

Muito boa matéria estava precisando muito!

Mas, dá uma olhada nisso e depois me diga o que achou
http://www.semespinhaseacne.com/af/3211

$ JESSIKA LOPEZ $ disse...

Vou tentar tudo

Anônimo disse...

Legal!

Unknown disse...

Fiz um creme muito mais eficiente.

Unknown disse...

Fiz um creme muito mais eficiente.

Anônimo disse...

Que tanta bobagem meu Deus!! Gente, vocês não veem que isso é LOROTA? Se antibióticos não estão dando resultado, não vai ser lavando o rosto duas vezes ao dia e aplicando uma máscara que vai adiantar alguma coisa.

Anônimo disse...

Sei bem o q é isso...sofro há sete anos com acne e manchas na pele, só saio de ksa maquiada. Já usei muitos produtos caseiros e cosméticos caros, mas nada adiantou. Sofro mtas críticas até mesmo de familiares por conta do meu hábito de espremer espinhas...eu já tentei parar com isso, mas não consigo ver uma espinha e não espremê-la. É mto difícil conviver com este problema, mas tomando alguns cuidados e evitando ao máximo, alimentos e hábitos q provoquem o aumento do sebo na pele, pode ajudar bastante.

Anônimo disse...

Sei bem o q é isso...sofro há sete anos com acne e manchas na pele, só saio de ksa maquiada. Já usei muitos produtos caseiros e cosméticos caros, mas nada adiantou. Sofro mtas críticas até mesmo de familiares por conta do meu hábito de espremer espinhas...eu já tentei parar com isso, mas não consigo ver uma espinha e não espremê-la. É mto difícil conviver com este problema, mas tomando alguns cuidados e evitando ao máximo, alimentos e hábitos q provoquem o aumento do sebo na pele, pode ajudar bastante.