17.12.14

Preparando os pés para o verão - calosidades






O verão está aí e com esse calor todo, a gente acaba se expondo mais.
Muita gente acaba esquecendo de cuidar dos pezinhos, tão maltratados dentro de sapatos de salto durante todo o ano e que agora devem ficar a mostra em sandálias ou para andar descalça na areia da praia.

Para se livrar daquela pele ressecada que se forma nos calcanhares (e às vezes em toda lateral externa dos pés) nada melhor que um bom escalda pés seguido por uma exfoliação e hidratação.

Para que está com muita calosidade, pode-se fazer um escalda pés com 50ml de Listerine (ou outro antisséptico bucal), 50ml de vinagre e completar com água quente. Deixe os pés repousando por 10 minutos e toda a pele morta sairá com muita facilidade.

Depois de exfoliar (ou lixar, se for necessário), aplique um creme a base de uréia ou uma manteiga corporal para hidratar a pele e coloque uma meia para manter a pele em contato com o hidratante por mais tempo.

Tem gente que recomenda cobrir os pés com plástico filme após a hidratação e colocar a meia por cima... não consegui suportar nem dois minutos com o plástico nos pés e fiquei só com a meia - o que já deu excelente resultado.

Pode-se colocar ervas ou essências no escalda pés para que seja ainda mais agradável ficar com os pés na água quente.


Um comentário:

Dr Alexandre Lima Dermatologista disse...

Parabéns pelas dicas, são muito boas. O uso do plástico, por ocluir acelera e melhora ainda mais o resultado, mas muitas pessoas não conseguem manter.