12.1.06

Desodorante antitranspirante e câncer de mama

A matéria abaixo foi publicada na página do INCA (Instituto Nacional do Câncer).
Pelo que fala a matéria, não há ainda comprovação da existência de relação direta entre o uso de desodorantes antitranspirantes e o câncer de mama.
De qualquer forma, é sempre bom estar alerta.


O uso de desodorantes antitranspirantes e o desenvolvimento de câncer de mama

Com relação a associação entre o uso de desodorantes antiperspirantes, que possuem em sua formulação compostos conhecidos como parabenos (derivados do ácido para- hidrobenzóico), e o desenvolvimento de câncer de mama, o Instituto Nacional de Câncer informa que:

Desde 1999, vêm circulando na Internet e na mídia, de um modo geral, suspeitas de que o uso contínuo de desodorantes com antiperspirantes podem aumentar o risco para o desenvolvimento de câncer de mama. Até que em janeiro de 2004 foi publicado na revista Journal of Applied Toxicology um artigo assinado por pesquisadores da University of Reading (UK), demonstrando a presença de altas concentrações de parabenos em tecidos retirados de tumores mamários de mulheres que usavam este tipo de desodorante.


No entanto, no Editorial da mesma revista, há um outro artigo de pesquisadores do Departamento de Toxicologia do Laboratório Covance (UK), questionando o estudo, pois o número de amostras de tecido coletado de tumores mamários teria sido pequeno (n=20). Questionou-se também a toxicidade desses compostos e a limitação de dados sobre exposição humana disponíveis na literatura.

Tendo como referência o parecer da American Cancer Society (ACS-EUA) sobre este assunto, é possível que alguns antiperspirantes possam irritar a pele e que não é raro o desenvolvimento de uma infecção chamada hidradenite supurativa, que se inicia na glândula sudorípara na axila ou região inguinal. Esta infecção pode levar a bacteremia (bactérias na corrente sanguínea) e choque se não tratado adequadamente. A depilação com lâmina pode agravar uma infecção axilar.

Ressaltamos que há inúmeros estudos epidemiológicos que descrevem os fatores de risco associados ao desenvolvimento de câncer de mama e, este estudo parece ser o primeiro que estabelece que o uso de antiperspirante aumenta o risco para câncer de mama. Portanto, devemos considerar que ainda não há estudos suficientes nem conclusivos que comprovem a associação positiva entre a exposição a parabenos e a presença de danos no DNA que poderiam levar ao câncer. Estes produtos são rigorosamente testados antes de comercializados e são utilizados pela indústria cosmética, farmacêutica e de alimentos já há bastante tempo.


Lembramos que os principais fatores de risco para câncer de mama são: história familiar, obesidade, alimentação inadequada, tabagismo e faixa etária elevada. A ação mais efetiva que as mulheres podem adotar para se protegerem é submeterem-se anualmente ao exame clínico, fazer mamografia a partir dos 50 anos e realizar o auto-exame das mamas mensalmente. Embora não previna do câncer de mama, a adoção dessas práticas certamente aumentará as chances de detectá-lo precocemente, quando é mais facilmente tratado.

7 comentários:

Ariadne disse...

Olá,descobri seu blog hoje por indicação numa comunidade de orkut...e logo de cara AMEI.
Adoro sites que passam informações especiais para cuidados da mulher com a saude e beleza.
Fantástica sua iniciativa de postar essa materia sobre os desodorantes...Ainda não se tem certeza,mas vale ficar alertos sim!
Parabéns por sua gravidez,parabéns pelo blog,e continue postando pois saiba que está ajudando veemente muitas mulheres,que assim como eu,acabam sendo enganadas em salões de beleza e clinicas de estética e buscam praticidade,eficiência e qualidade.
Muito obrigada bjos

Anônimo disse...

Olá!
Tenho muita dificuldade em encontrar bons desodorantes sem antitranspirante...Alguém conhece algum?
Obrigada!

Anônimo disse...

Existe os desodorantes da Empresa Forever Living Não são antitranspirantes. Nosso Desodorante não contém ALUMÍNIO em sua COMPOSIÇÃO. Esse metal é encontrado nos anti-transpirantes que vendem por aí em farmácias e supermercados. Claudio 21-98335794

Roberta Granada disse...

Oi, adoro teu blog , tudo muito lindo como sempre,visite meus blogs e minha loja com peças originais e exclusivas tricotadas as mão,beijokas
http://agulhaetricot.com
http://agulhaetricot.blogspot.com
http://titacarre.elo7.com.br

SARA BARRETO disse...

BOA NOITE, AMEI O BLOG, E INTERESSANTE PRESTARMOS MAS ATENÇÃO NESSE ASSUNTO, POIS TEM SIDO REALMENTE COMPROVADO O DESENVOLVIMENTO DO CANÇER COM O USO DESSES DESODORANTES, TBM USO OS DA FOREVER, E SÃO MUITO LEGAIS, BJSSSSSSSSSSSSSSSS

Anônimo disse...

Olá ! Comprem desodorantes sem aluminio(ANTITRANSPIRANTE) no site www.antidototaboao.com.br

Anônimo disse...

cONHEÇO DESODORANTE EM STICK DA LOCCITANE ALGUNS SAO SEM ALUMINIO.
TAMBEM TEM OS DA FÁ, EM SPRAY, MUITOS DELES NAO POSSUEM ALUMINIO, SEMPRE OLHO O ROTULO.