8.6.13

Minha filha tem dermatite atópica

Minha filha, quando era bem bebezinha, vivia com lesões e irritações na pele.
Se estava agasalhada demais, ficava cheia de bolinhas no rosto.
Se ia a algum lugar com poeira, também. E a rinite aparecia.
Se um mosquito picava ela, ficava uma bolota enorme no local da picada.
Se de um dia para outro a temperatura variava muito, já sabíamos que ela ficaria cheia de bolinhas.
Enfim, a gente vivia indo a médicos porque ela não conseguia dormir direito devido à rinite e também porque vez ou outra apareciam lesões na pele que a gente não conseguia tratar ou saber a origem.

No início do mês passado apareceu uma irritação atrás da orelha. Tirei o brinco achando que a lesão era causada por ela mexer nele com a mão suja de areia (o outro brinco já havia sido tirado há mais de um ano por motivo semelhante).

Mas a lesão não sarava. Melhorava um pouco quando eu passava um hidratante, mas logo voltava ainda pior. Resolvi marcar consulta com dermatologista.

Depois de examinar e questionar se ela tinha rinite, outras alergias e se tinha pessoa com alergias na família, a médica disse "ela tem dermatite atópica e está com uma crise".


Ela já tinha tido outras lesões, mas quando os médicos diziam que ela estava com 'dermatite atópica', entendíamos que eles estavam se referindo à lesão e não a uma condição que precisasse de cuidados contínuos. Uma vez uma médica recomendou o Hydrakids para passar no rosto, e só. E usamos o Hydrakids todos os dias no rosto dela e hidratante comum no resto do corpo.


Os sintomas da dermatite atópica são pele seca, sensível e com tendência a irritações. Faz parte do pacote a rinite e acontece em quem tem histórico de rinite, asma ou bronquite na família.
A pele seca e áspera às vezes fica manchada e, segundo a dérmato, é comum crianças com esta condição ficarem com o rosto manchado se não forem tomados os cuidados necessários.

A dermatite atópica não tem cura, mas pode ser controlada e, para alegria da mamãe, na maior parte dos casos, a doença desaparece no início da adolescência.
 
As crises são tratadas com corticoides (em creme, via oral ou injetável conforme a gravidade).
A hidratação da pele é fundamental para manter a doença sob controle e prevenir crises. Só que, a maioria dos hidratantes possui substâncias irritantes que provocam as crises de dermatite (como perfumes e corantes).
Então o Victoria Secret de baunilha da mamãe está proibido - até para a mamãe porque tem o corante amarelo de tartrazina - não adianta ficar cheirosa se a pele vai ficar igual a de um cachorro sarnento.
 
 
O hidratante recomendado pela dérmato foi o Cetaphil (vou falar dele e da minha saga para compra-lo em outro post) e ele deve ser aplicado depois do banho e, pelo menos, mais duas vezes durante o dia.
 
 
Ainda bem que a pequena gosta de passar cremes porque é preciso gostar muito e/ou ter muita disciplina para se lambuzar de creme pelo menos três vezes ao dia!