27.12.07

Cardápio contra a celulite

Aqui está um cardápio de um dia com 1200 calorias. Nos outros dias do mês, substitua os ingredientes por outros da tabela. No final, é provável que estejas uns 4 quilos mais magra e livre daqueles nódulos absurdos. Depois de 30 dias, dá para aumentar a quota para 1600 calorias sem apelar para doce nem fritura.

Café da manhã (250 calorias)
1 fatia média de melão
1 xícara (chá) de leite desnatado com café
1 fatia de pão de fôrma integral
2 fatias finas de ricota

Lanche (100 calorias)
1 copo (250 ml) de suco de melancia (1 fatia fina) com gengibre (1 colher de café rasa)

Almoço (400 calorias)
2 pratos (sobremesa) de agrião
2 colheres (sopa) cheias de grão-de-bico
1 porção de Omelete Espanhola (veja receita)
2 colheres (sopa) cheias de manga picada
2 ameixas vermelhas

Lanche (100 calorias)
1 barra de cereais

Jantar (350 calorias)
Salada com 1 colher (sopa) de beterraba ralada, 1 col. (sopa) de cenoura, 1 col. (sopa) de salsão, 2 col. (sopa) de cebola picada, 2 col. (sopa) de rabanete ralado, 2 col. (sopa) de frango desfiado e 1 col. (chã) rasa de maionese light
1 porção de Brócolis com Castanha-do-pará (veja receita)
1 porção de Musse de Abacaxi (veja receita)

26.12.07

Dicas contra a celulite

Recomenda-se, habitualmente, às pessoas com celulite ou que desejam prevení-la, que façam uma dieta desintoxicante, incluindo muitas frutas frescas, verduras e legumes e deixando de tomar chá preto, mate, café e álcool.

Evitar os alimentos enlatados, que contém muitos conservantes. Um aspecto importante são as substâncias alimentares retentoras de água, que podem aumentar o problema da celulite. Essas são compreendidas pelo sódio, presente em grandes quantidades no sal, alimentos processados e molhos como shoyo e inglês. A lactose (açúcar do leite) também pode exercer esse papel, devendo esse ser consumido com moderação. Prefira iogurtes e queijos que possuam teor de lactose diminuído. Também é importante reduzir as gorduras da dieta, pois estas contribuem para o aumento de células do tecido adiposo e conseqüentemente o aumento de peso, extremamente relacionado com a potencializarão da celulite. Associado a uma dieta equilibrada deve-se praticar exercícios regularmente.

Os alimentos menos calóricos e mais ricos em vitaminas, fibras e minerais são bem vindos, pois são reguladores do processo de produção de energia, além de diminuir a absorção de gordura dos alimentos e controlar a regeneração de tecidos, mantendo a pele mais saudável e tonificada.

Deve-se beber no mínimo dois litros de água por dia para hidratar o corpo, este procedimento ajuda na eliminação de toxinas pelos rins e auxilia no tratamento para celulite. Além disso, engana o estômago dando a sensação de saciedade.

Faça várias refeições ao dia em pequenas porções. Facilita a digestão. Seu apetite será menor e o organismo mandará menos reservas para os depósitos de gordura.

Mastigue bem os alimentos. Este processo permite que a chegada do alimento ao estômago seja lento. Isto implica em maior tempo para o órgão enviar mensagens para o cérebro diminuindo a vontade de comer mais.

Dicas para evitar a Celulite

- Devem ser consumidas fontes magras de proteína, como clara de ovo, aves, peixes e carnes vermelhas magras como lagarto, filé mignon. Substitua as frituras por preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

- Evite alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.

- Consuma alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão, batatas e frutas. Na vontade de comer um doce, prefira uma barra de cereais;

- Evite colocar muito óleo durante a preparação dos alimentos;

- Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de contribuir para a regulação do intestino.

- Prefira alimentos que não contêm sal na sua formulação como bolacha água, margarina sem sal, vegetais em geral, temperos naturais pois o sal ajuda a reter líquidos no organismo e conseqüentemente na gordura localizada.

- Não adicione muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.

- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas, pois estes somente fornecem calorias não possuindo nenhum valor nutritivo, prefira sucos naturais ou água.

- Realize exercícios físicos do tipo aeróbios para favorecer a queima de gorduras, como caminhadas, bicicleta, natação.

Dieta anti-celulite

Dieta Anti-Celulite

Café da manhã

1 fruta fresca
1 ou 2 ovos pochê
Café
Às 10 horas
1 fruta fresca ou 1 copo de suco de frutas

Almoço
Legumes crus: cenoura, salsão, pepino, tomate, rabanete ou outros.
1 salada completa, queijo, iogurte.
Lanche da tarde (apenas se você sentir fome).
1 fruta ou 1 copo de suco de frutas.


Jantar
Legumes crus como no almoço.
Carne, peixe ou frango cozido ou assado.
Legumes cozidos, salada de folhas.

Observações
O uso exagerado de sal contribui para a formação de celulite. É muito importante, portanto, que a ingestão de sal seja restringida tanto quanto possível para facilitar a eliminação dos líquidos.

A ingestão de água é fundamental na luta contra a celulite. Quanto mais água você tomar, mais ativos serão os seus rins na limpeza de seu corpo, eliminando os resíduos pela urina. Sua dose diária de água deve ser de seis a oito copos.

Um de seus maiores aliados na luta contra a celulite é o iodo. Ele é a matéria-prima que dá energia à tireóide, a glândula que determina o índice do processo metabólico que queima o alimento para transformá-lo em energia. Essa combustão é importante porque qualquer alimento que não seja queimado de maneira apropriada pode acabar sendo armazenado como gordura indesejável, levando à celulite. Muitos alimentos deliciosos são ricos em iodo. Tente incluí-los regularmente na dieta: alcachofra, agrião, alface, alho, aspargo, arroz integral, banana, batata, cebola, cenoura, ervilha, espinafre, frutos do mar, gema de ovo, morango, nabo, pêra, repolho, tomate, uva, vagem.