29.5.05

dica para receitas com menos colesterol

Troque cada ovo de suas receitas por 1 colher de sopa de linhaça e três colheres de sopa de água.
A receita fica uma belezinha e com menos colesterol...

27.5.05

Batata frita sem fritura!!!!

Pra quem adora batata frita....mas tá de dieta.
Nada de frituras certo?
Corte batatas em tirinhas finas, lave-as, seque e coloque em um refratário de vidro separadas (não pode colocar uma em cima da outro apenas lado a lado) e coloque no microondas por 3 min.
O tempo depende da potência do microondas... não deixe as queimar... ficam ótimas, sequinhas e por incrível que pareça CROCANTES.

Gordura Vegetal Hidrogenda (Gordura Trans)

Desconfie dos alimentos sequinhos. Aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse "milagre" chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que pensa a maioria, faz muito mal à saúde. Estudos recentes mostram que esse tipo de gordura é pior que a saturada - de origem animal - do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela "plastifica" os vasos, levando a infartos e derrames. Quem garante é a endocrinologista Rosina Erthal Villela, que pesquisa o assunto há anos e explica o mal que faz essa gordura, também chamada de "Trans". O problema, segundo ela, é que os alimentos hidrogenados não se resumem a frituras. Biscoitos, sorvetes, chocolate, macarrão de preparo rápido, chips e temperos prontos, só paracitar alguns exemplos, fazem parte da grande lista.
E o preocupante, de acordo com Rosina, é justamente a variedade de alimentos que levam esse tipo de gordura, porque eles acabam sendo ingeridos por crianças, jovens, adultos e idosos. "As pessoas estão sendo enganadas. Acreditam que estão comendo algo que faz bem, ou não faz tão mal para a saúde. E, na verdade, é justamente o oposto", diz ela.A gordura hidrogenada é uma gordura vegetal que foi criada pela indústria para ser uma alternativa à gordura saturada, a do bacon, da lingüiça, da picanha, etc. Mas como não existe gordura no mundo vegetal, somente óleos, foi criado, então, um processo de transformação desses óleos vegetais em gordura sólida. Aí começa o problema. Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio, - daí o nome hidrogenada - com alta pressão e alta temperatura e o resultado não seria bem visto - e muito menos comido - por ninguém. Os óleos se transformam em uma pasta preta, com mau cheiro, que precisa ser alvejada para ficar sem cor e desodorizada para ficar sem cheiro. "Ela deixa tudo crocante porque solidifica nos alimentos após a fritura, formando uma casquinha. Isso acontece também nos vasos que ficam impedidos de dilatar", esclarece a endocrinologista.
Por isso, de acordo com a médica, está se tornando comum esportistas jovens sofreremparada cardíaca durante a prática de qualquer esporte. "Durante a atividadefísica, o fluxo sangüíneo aumenta, mas o vaso não dilata para a passagem do sangue. É quando ocorre o infarto".
Alguns alimentos que contêm gordura hidrogenada:
- Biscoitos. Praticamente todos, principalmente os recheados e os wafer;
- Chips;
- Batata-frita. Tanto as de pacote quanto as de fast-food;
- Tortas e bolos. Prontos e semi-prontos (ficam bem fofos);
- Pães. Principalmente os de massa doce;
- Sorvete. A grande maioria, até mesmo os light. O sorvete higrogenado é mais espumoso;
- Chocolate. Cuidado com os diet, são os piores;
- Leite. Os achocolatados prontos;
- Margarina. Quanto mais dura pior;
- Fast-food. Usam essa gordura para todas as frituras porque fica crocante;
- Requeijão. Os que são muito cremosos;
- Pipoca de microondas;
- Temperos prontos em tabletes ou em pó.

O assunto é discutido no Primeiro Mundo
As conseqüências do consumo desenfreado de gordura hidrogenada são pouco divulgadas no Brasil. O mesmo, porém, não tem ocorrido nos países desenvolvidos. Em 1994 epidemiologistas da Universidade de Harvard atribuíram ao consumo da gordura hidrogenada até 100 mil mortes prematuraspor ano nos Estados Unidos. Desde essa época eles pediram ao Foods and Drugs Administration (FDA) - órgão regulador de alimentos e medicamentos dos EUA -alterações nos rótulos nutricionais que informassem aos consumidores quanto de gordura Trans continha cada alimento. Nada foi feito.Cientistas relacionaram o consumo dessa gordura vegetal a doenças metabólicas, ou à chamada Síndrome Metabólica - aumento da cintura abdominal, diabetes tipo 2, alterações dos lipídeos sangüíneos, hipertensão arterial e esteatose hepática (fígado gorduroso).
A descrição dessa síndrome - inicialmente chamada de Quarteto da Morte, em 1984 - coincide com o início do uso maciço dos higrogenados pela indústria alimentícia americana. O epidemiologista-chefe da Escola de Medicina de Harvard, Walter Willet, dizno site http://www.transfreeamerica.org que a introdução dos hidrogenados naalimentação foi o maior desastre da história alimentícia nos EUA. Resultou numa epidemia de obedisidade e demais doenças.
Em 2001, foi divulgado um estudo - feito em 84 mil enfermeiras, durante 14 anos - no qual ficou confirmado que a principal gordura relacionada ao diabetes e ao aumento do colesterol e triglicerídios era a hidrogenada. No ano seguinte, cientistas americanos pediram um novo estudo. Queriam que ficasse claro quanto de gordura hidrogenada uma pessoa poderia consumir por dia, sem prejudicar sua saúde. O resultado foi surpreendente: zero, ou seja, NÃO HÁ NIVEIS SEGUROS PARA O CONSUMO.
Há relatos também da associação de hidrogenados com vários tipos de câncer.

Torrada de Espinafre

Ingredientes
-Pão duro cortado em fatias finas
1 molho de espinafre cozido no vapor
1 cebola ralada
½ copo de leite desnatado
1 colher de sopa de maisena- sal e alho
queijo parmesão

Preparo
Em uma frigideira antiaderente coloque a cebola, o sal e o alho e cozinhe até a cebola cozinhar. Adicione o espinafre e cozinhe um pouco. Dissolva a maisena no leite e coloque na frigideira com os outros ingredientes. Mexa bem até ferver.Coloque em cada torrada um pouco da mistura e jogue uma pitada de queijo ralado por cima. Leve ao forno até dourar.

Panquecas super gostosas

Esta receita é para aquele brunch de domingo.
A gente levanta tarde, e já toma café e almoça de uma vez só!
E não engorda!

Ingredientes
Para a massa:
1 xícara de leite desnatado
2/3 de xícara de farinha de trigo integral
1 ovo inteiro
1 colher de sopa de azeite de oliva
1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa rasa de orégano
1 colher de café de sal
1 colher de sobremesa de pó Royal

Bata todos os ingredientes no liquidificador

Recheio:
Queijo cottage e peito de perú picadinho com um pouco de azeite e orégano.

Modo de fazer:
Unte uma frigideira Tefal pequena com azeite spray e, em fogo baixo, despeje uma concha pequena da massa. Estará boa de um lado quando desgrudar. Vire a panqueca e disponha uma colher de sopa de recheio no meio, dobrando em seguida em forma de meia lua. Vá fazendo as panquecas assim, e reservando em local aquecido.
É ótimo com leite e café, enquanto você lê seu jornal de domingo. Umas 3 destas, mais uma fruta, e você já estará "almoçada"!

18.5.05

Truque para molho com menos gordura

Um truque para o caldo de carne ou frango é depois de pronto deixar esfriar, aí a gordura da carne boia e pode ser facilmente retirada.